.

.

.

.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

FORMIGAS - DEDETIZAÇÃO



Conheça mais sobre Formigas urbanas

Prejuízos e riscos a saúde:

Esta praga pode causar danos significativos em aparelhos eletrônicos, uma vez que sentem atração pelo campo magnético. As formigas danificam aparelhos de DVD, som, televisores, micro computadores e inclusive a fiação elétrica. Nas indústrias de alimento e hospitais, causam bastante transtorno na perda da produção e podem também funcionar como vetores de agentes patogênicos ao transitar pelo lixo hospitalar.

Ciclo de vida e reprodução:

As formigas possuem metamorfose completa, isto é, passam por quatro estágios distintos no seu ciclo de vida que são: ovo, larva, pupa e adulto. Em média o desenvolvimento de uma formiga, gira em torno de 35 a 45 dias. As rainhas são responsáveis pela postura dos ovos na colônia, sendo juntamente com os machos os únicos indivíduos férteis no formigueiro. As rainhas vivem em média de 5 meses a 1 ano, enquanto o macho não passa de 30 dias de vida. As formigas operárias representam a maior parte da colônia, são estéreis chegando a viver de alguns meses a 1 ano.

Características e Comportamentos:

As formigas assim como os cupins e abelhas, são insetos sociais. Vivem em colônias e as tarefas são divididas entre os indivíduos do formigueiro. A coleta de alimento, água, alimentação das larvas e a construção do ninho se devem as formigas operárias que são fêmeas estéreis e representam a maioria dos indivíduos existentes no formigueiro. Na colônia só a rainha que é fértil, juntamente com o macho. No Brasil existem cerca de 2.000 espécies, sendo apenas 1% deste total considerado como praga. Vale lembrar que o uso indiscriminado e inadequado de inseticidas no momento da dedetização, causa a mortandade apenas de algumas operárias, causando assim, o fragmento da colônia. A dedetização deve matar as formigas e acabar com a sua reprodução. Sabe-se que as operárias e rainha (s) sobreviventes, possuem a capacidade de fundar novos ninhos dificultando com isso o controle efetivo desta praga.

Formiga Cabeçuda

Apresentam coloração preta pode variar entre o marrom claro ao escuro. Na área externa, fazem ninhos no solo e em frestas do calçamento. Dentro das residências, aproveitam as falhas nos rejuntes dos azulejos e demais frestas para nidificar. Sua atividade causa bastante incômodo, pois infestam alimentos dentro das residências e são importantes também em hospitais, já que veiculam agentes patogênicos. Alimentam-se de produtos açucarados, e ricos em proteínas.

Formiga Carpinteira

Apresentam cores que variam do preto ao amarelo. Apesar do nome, não se alimentam de madeira, tendo os seus ninhos em troncos de árvores e em madeiras mortas. Nas residências, costumam fazer seus ninhos em batentes de portas e no solo, possuem hábitos noturnos. Alimentam-se de carnes, ovos e substâncias açucaradas. Infestam equipamentos eletrônicos e fiação elétrica.
Formiga Cortadeira

Apresentam coloração negra ou castanha avermelhada. São de grande importância na área agrícola, pois devido a sua atividade causam grandes prejuízos em pomares, gramados e cultivos em geral. Os ninhos são feitos no solo, muitas vezes difíceis de visualizar já que possuem uma única saída para as operárias. Alimentam-se fungos, cultivados a partir do corte de folhas e vegetais que são levados para dentro dos ninhos.

Formiga Fantasma

Apresentam coloração escura com tons amarelados. Fazem ninhos em falhas estruturais, vasos de plantas, dentro de conduítes, batentes de portas e até mesmo em equipamentos eletrônicos. Alimentam-se de substâncias açucaradas. Danificam equipamentos eletrônicos, infestam alimentos e também são vetores de agentes patogênicos em hospitais.

Formiga do Faraó

Apresenta coloração do marrom claro ao amarelo. São consideradas uma das mais importantes pragas domésticas, tendo sido espalhada em larga escala por transporte passivo. Nidificam dentro das residências, e são vetores de agentes patogênicos em hospitais, causando infecções inclusive em berçários. Podem infestar também equipamentos eletrônicos. Alimentam-se de substâncias açucaradas e alimentos ricos em gordura.

Formiga Louca

Apresenta coloração que pode variar do marrom escuro, ao negro ou castanho claro. Seu nome se deve ao fato de correr rapidamente e rodar em círculos. Nas áreas internas e externas, fazem ninhos no solo e em frestas do calçamento, além de objetos depositados no chão. Causam desconforto devido ao grande número de operárias chegando a milhares de indivíduos. São importantes nas indústrias de alimentação, pois podem causar sérios prejuízos a produção. Em hospitais, podem veicular agentes patogênicos. Alimentam-se de substâncias açucaradas inclusive de refrigerantes, carnes e verduras.

Formiga Lava pés

Apresentam coloração que pode variar do negro, ao amarelo claro ou marrom escuro. Conhecidas também como formigas de fogo, a sua picada é bastante dolorosa, aparecendo bolhas no local semelhantes a queimaduras. Causam reações alérgicas, e em casos mais graves choque anafilático. Fazem seus ninhos em áreas abertas, tais como: canteiros, gramados e campos de futebol. Podem infestar também equipamentos eletrônicos e fiação elétrica. Alimentam-se de uma grande variedade de animais e plantas. Em ambiente doméstico, comem carnes, queijos, frutas, doces e pães.

Formiga Saúva

Apresenta coloração que pode variar do negro, ao marrom. São de grande importância na área agrícola, pois devido a sua atividade causam grandes prejuízos em pomares, gramados e cultivos em geral. Fazem ninhos no solo com terra solta, conhecidos como murundus. A rainha desta espécie é conhecida vulgarmente por tanajura, devido ao seu abdome avantajado. Na época da revoada, machos e fêmeas servem de alimento para aranhas, outros insetos, pássaros e até mesmo o Homem. Alimentam-se fungos, cultivados a partir do corte de folhas e vegetais que são levados para dentro dos ninhos.

Medidas preventivas:

Acondicionar o lixo em recipientes com tampa;
Não deixar restos de alimento sobre superfícies;
Vedar frestas e fendas estruturais, que possibilitem o abrigo de formigas;
Evitar a prática de fazer pequenos lanches em escritórios, quartos e demais cômodos não apropriados para esta atividade, impedindo assim a geração de resíduos;
Não acumular materiais inservíveis;
Colocar açúcar em recipientes hermeticamente fechados;



Nenhum comentário:

Postar um comentário